Os Mistérios Do Átomo

Welberth Warbler Martins Ferreira

          O lápis, a caneta, a borracha, a mesa, os seu sapatos, sua roupa, os vegetais e os animais, tudo é feito de matéria. Matéria é ( E = m c² ) tudo aquilo que tem massa e não pode ultrapassar a velocidade da luz. Se a matéria for dividida ao meio, teremos duas partes desta mesma matéria, porém, com dimensões reduzidas. Quanto mais a matéria for dividida, menores serão as dimensões de suas partes ( ver Figura A).

Figura A: a) A barra de ferro é feita de matéria.

b) Quando dividimos a barra de ferro ao meio, sua matéria fica automaticamente dividida em duas partes iguais.

c) Ao dividirmos a barra de ferro em três partes iguais, sua matéria também ficará dividida em três partes de mesmo tamanho.

d) Quando a barra de ferro é dividida em quatro partes iguais, sua matéria é dividida em quatro partes iguais e assim sucessivamente.

Quanto mais a matéria for dividida, menores serão os tamanhos de suas partes.



          A menor parte da matéria é denominada partícula.

          Se esta partícula for dividida, toda a sua energia será liberada, em um curto intervalo de tempo, sob a forma de radiação. É este o principio de funcionamento da bomba atômica, más, antigamente, acreditava-se que esta partícula era indivisível. Da crença da indivisibilidade desta partícula, nasce o átomo.
          O átomo é feito de prótons, nêutrons e elétrons.




          Por ser extremamente pequeno, é impossível visualizarmos o átomo com nossos olhos, más não há nada que nos impeça de usar a imaginação para enxerga-lo. Vamos imaginar que o átomo é parecido com o sistema solar. Do mesmo modo que os planetas giram em torno do núcleo do sistema solar, os elétrons se deslocam em volta do núcleo do átomo. O núcleo do sistema solar é constituído pelo sol, já o núcleo do átomo é constituído de prótons e nêutrons. Faça de conta que o sol é feito única e exclusivamente de prótons e nêutrons, e que os planetas são na realidade elétrons. Embora seja a estrutura atômica muito mais complexa do que o sistema solar, por meio deste modelo planetário, o qual é mostrado na Figura C, é possível ter uma idéia bastante razoável de como é o átomo.



Próxima Página